segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Prefeito abandona palanque antes do término do Desfile da Independência

Desfile da Independência foi encerrado antes que os manifestantes que formam "O Grito dos Excluídos" se apresentassem.
 Postado em 07/09/2014 por Jaqueline Figueredo

Antes do término, palanque permaneceu lotado
Foto: Jaqueline Figueredo - Portal Grande Picos
Como acontece anualmente, o dia de hoje (07) foi marcado pelo Ato Cívico do Desfile da Independência na cidade de Picos, onde várias organizações e entidades puderam manifestar seus trabalhos perante a sociedade picoense.
A arquibancada, que iniciava em frente aos Correios e seguia pela Rua Coronel Francisco Santos até o Armazém Paraíba, estava repleta de populares que esperavam ansiosos pelas apresentações que seguiriam o percurso.
ONG’s, setores da saúde e educação, o Conselho Tutelar, escoteiros, maçonaria, Escola Militar de Fortaleza-CE, Exército de Picos, Policiais Militares, Bombeiros, Grupo dos Excluídos, motociclistas e ciclistas, e, por fim, a Cavalaria.
Foram montados dois palanques, próximos ao Supermercado São Lucas, um de frente para o outro, onde no principal estavam o prefeito de Picos, Kleber Eulálio, e seu vice, Walmir Lima, os comandantes do 3º BEC - Ivan Oliveira - e do 4º BPM - Wagner Torres, e outras autoridades. E no secundário, alguns vereadores.
O desfile transcorreu normalmente, mas, um fato inédito deixou a todos os presentes boquiabertos. Após a passagem dos bombeiros, o cerimonialista deu por encerrado o ato cívico, faltando ainda a apresentação do Grito dos Excluídos – que seriam os próximos –, motociclistas, ciclistas e a Cavalaria.
Palanque quase vazio durante o Grito dos Excluídos
Antes mesmo que os manifestantes chegassem ao palanque principal, quase todas as autoridades que nele se encontravam foram embora, sem nenhuma explicação, permanecendo apenas os vereadores Hugo Victor e Renato.
O vereador Hugo Victor (PMDB), aliado ao governo municipal, argumentou que as manifestações feitas pelo Grito dos Excluídos não é de fato o que tentaram pregar e não quis se manifestar sobre o abandono do prefeito Kleber Eulálio antes do término do desfile.
O comandante da Polícia Militar, Wagner Torres, que se encontrava no palanque principal, junto com as demais autoridades, elogiou a presença do público e declarou que a instituição não possui nenhuma relação com a organização do Desfile da Independência.
A coordenadora de base, no bairro Morada Nova, da União de Mulheres Piauiense – UMP, Inês Costa, indignada, declarou ter sido um absurdo o comportamento do prefeito e demais autoridades que fugiram antes mesmo que os protestos dos núcleos que formam o Grito dos Excluídos chegassem até eles.
O Padre Flávio, um dos articuladores do Grito dos Excluídos, confirmou que os participantes burlaram a ordem do desfile porque se recusaram a desfilar após a Cavalaria.
Veja as fotos do momento em que o Grito dos Excluídos entrou em cena:












  FONTE: Portal Grande Picos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário