terça-feira, 12 de agosto de 2014

Moradores do Val Paraíso sofrem com queima de lixo no aterro sanitário


Postado em 11/08/2014 por Marta Soares
Revoltados, moradores impediram a entrada dos carros e fizeram barricada.

Tamanho da fonte A A
Foto: Erivan Costa

Aterro sanitário



Revoltados com o lixo queimado no aterro sanitário do povoado Val Paraíso, moradores e catadores impediram nesta manhã, que carros de lixo adentrassem ao local e fizeram barricada com pneus queimados. Segundo os manifestantes, o fogo começou ainda no sábado (08) e até o momento em que a nossa equipe esteve lá, não havia sido controlado.
A Polícia Militar foi chamada para liberar a entrada do aterro. Já o fogo da barricada, foi apagado rapidamente com carros-pipa da prefeitura. O agricultor Neto Araújo, que reside nas proximidades do aterro, disse que os moradores estão sofrendo: “eu nem chamo isso aqui de aterro, isso é um lixão igual ao da Altamira. Estão sendo desumanos”, disse.

José Antônio de Araújo, também agricultor e residente no povoado Val Paraíso, disse que está doente por conta da fumaça gerada pela queima do lixo: “Eu não durmo de noite, tô com problema de garganta e das duas uma, ou tira esse lixão daqui ou sai a população do Val Paraíso”.

O responsável pela limpeza pública, Fernando Vasconcelos, disse ao Folha Atual que a queima do lixo foi um acidente. Segundo ele, os catadores informaram que uma caçamba de lixo vinda do Exército depositou lixo no aterro e após isso o fogo teve início. Fernando disse ainda que diariamente o lixo depositado é aterrado nas valas a partir das 17h30min e que o lixo oriundo do 3º BEC foi depositado em outro horário: “foi um acidente, não foi ninguém que veio e botou fogo. Aqui é altamente inflamável e pegou fogo rapidamente”.

A cidade de Picos produz diariamente 70 toneladas de lixo.



 Fonte: Folha Atual

Nenhum comentário:

Postar um comentário