quinta-feira, 12 de abril de 2018

Rio Parnaíba atinge "cota de atenção" e sobe 1m nas últimas 24 horas

Foto: Helder Sousa


O CPRM (Serviço Geológico do Brasil) acaba de informar que o rio Parnaíba em Teresina atingiu a "cota de atenção", chegando a 4m e 97cm, às 10h45 desta quinta-feira (12).
O dado é um alerta para as autoridades redobrarem os cuidados na capital, já que faltam 2m para decretar inundação na cidade. 
O prefeito Firmino Filho (PSDB) visitou hoje pela manhã áreas alagadas e anunciou que estuda decretar estado de calamidade na capital piauiense.
De acordo com o boletim hidrológico do CPRM, a cota de atenção foi registrada por volta das 5h30 de hoje. Ontem, no horário das 10h45, o rio Parnaíba estava com 4m e 13 cm, ele subiu quase um 1m nas últimas 24horas. O rio entra em "conta de alerta" se chegar a altura de 5m e 50cm. A cota de inundação é 6m e 87 cm.
O gerente de Hidrologia e Gestão Territorial do CPRM do Piauí, Jean Ricardo do Nascimento,  destacou que o boletim mostra que o rio vem subindo e pode entrar na "cota de alerta".
"É como um sinal de trânsito que mostrar que está amarelo para possíveis alagamentos", disse o diretor.
Rio Poty
Segundo a CPRM, o nível do rio Poty a meia noite de ontem estava a 10m e 25cm.
No levantamento do órgão, o rio aumentou três metros e 21 cm nos últimos dois dias.
A Defesa Civil do município informou que em Teresina existem 56 áreas de risco para alagamentos e ações já estão sendo adotadas para a remoção das famílias. Em Teresina, 121 famílias estão desabrigadas.
Monitoramento do rio na altura da ponte da Tabuleta:
Cota de atenção - 5m30cm
Cota de alerta - 5m50cm
Cota de inundação - 6m87cm

Imagens da avenida Boa Esperança, proximo ao encontro dos Rios (fotos Helder Sousa)






Fonte: Cidade Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário