quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Iracema reforça a importância da campanha do Outubro Rosa

A deputada federal Iracema Portella (PP-PI), lembra que neste 1º de outubro, se inicia mais uma importante campanha pela saúde das mulheres brasileiras. O Outubro Rosa é sinalizado pela grande mobilização, no Brasil e em todo o mundo, em torno da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama.

“Assim como aconteceu no ano passado, a Câmara, mais uma vez, aceitou dar sua parcela de contribuição a essa campanha por meio da iluminação cor de rosa da parte externa do Anexo I e da cúpula do Plenário da Casa. Esta é uma demonstração de que o Parlamento brasileiro coloca a prevenção do câncer de mama no centro de suas atenções”, disse a parlamentar.

Iracema explicou que o movimento Outubro Rosa surgiu em 1997. Atualmente, em todo o mundo, prédios e monumentos como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, a Torre Eiffel, em Paris, a Opera House, em Sidney, e a Casa Branca, em Washington, tomam a cor rosa neste mês. O objetivo é chamar a atenção e conscientizar as mulheres para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. No entanto, se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico costuma ser bom. As estimativas para 2014 eram de que haveria 57.120 novos casos de câncer de mama no Brasil.

Embora seja considerado um câncer de bom prognóstico, trata-se da maior causa de morte entre as mulheres brasileiras, principalmente na faixa entre 40 e 69 anos, com mais de 11 mil mortes/ano, segundo dados oficiais. Isso porque na maioria dos casos a doença é diagnosticada em estágios avançados.

“Para transformar esse panorama, é fundamental investir cada vez mais em ações de controle e prevenção da doença, além de campanhas massivas de disseminação de informações sobre o problema. Daí a relevância de iniciativas como o Outubro Rosa”, esclareceu a deputada piauiense.

Para finalizar, Iracema ressaltou ser necessário reforçar também a batalha por melhores condições de atendimento às mulheres no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), para que elas tenham um acompanhamento preciso, regular e humanizado. “Aliado a isso, temos que continuar apoiando e intensificando as campanhas públicas de esclarecimento sobre o câncer de mama”, concluiu. 

--
Assessoria de Imprensa
Deputada Federal Iracema Portella (PP-PI)
Anexo IV - Gab. 924

Câmara dos Deputados - Brasília/DF

(61) 3215.3924

Acompanhe a deputada:
www.deputadairacemaportella.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário