quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Projeto de Iracema Portella garante mais Segurança dos medicamentos

A deputada federal Iracema Portella (PP-PI), apresentou na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei (PL) 3707, de 2012, que tem por objetivo proteger os consumidores brasileiros, sobretudo as crianças pequenas, estabelecendo regras mais claras para garantir a segurança dos medicamentos.

Iracema propõe que o produto seja acondicionado, quando possível, em embalagem com dispositivo de segurança que evite a abertura por crianças.
Segundo o Sistema Nacional de Informações Tóxico-farmacológicas (SINITOX), os medicamentos são os campeões de intoxicação, ficando à frente de animais peçonhentos, produtos químicos industriais e dos agrotóxicos.

A deputada explicou que cerca de 20% das mortes vinculadas às intoxicações comunicadas ao Sinitox são causadas pelos remédios. E é importante destacar que as crianças de um a quatro anos são as principais vítimas de intoxicações, seja por medicamentos, seja por produtos de limpeza.

Iracema Portella reforça ser fundamental que os fabricantes de medicamentos embalem seus produtos em recipientes com dispositivos de segurança para impedir que as crianças consigam abri-los.

“É uma medida simples, mas com grande potencial para contribuir na redução do número de intoxicações medicamentosas, protegendo as crianças que, porventura, tenham acesso às embalagens dos medicamentos. Vale lembrar que muitas marcas disponíveis no comércio já possuem tais dispositivos de segurança”, falou.  

Para concluir, Iracema disse que algumas apresentações farmacêuticas, principalmente drágeas e comprimidos, possuem uma tampa que precisa ser pressionada e girada, de forma concomitante, para ser aberta. Essa simples providência pode evitar o uso acidental do respectivo medicamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário