segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Tratamento e prevenção do Câncer de Mama é prioridade para Iracema Portella

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima-se que este ano, aproximadamente 52,7 mil novos casos de câncer de mama surgirão no país. O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente da doença no mundo (atrás do câncer de pulmão). Com objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância da mamografia, que detecta a doença em seu estágio inicial, foi criado em 2008 o Dia Nacional da Mamografia, que foi lembrado neste último domingo (05).
 
Para marcar a data, a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) lançou uma campanha a fim de chamar a atenção das mulheres para a importância do diagnóstico precoce da doença. As peças da campanha lembram que o direito à mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) está previsto em lei, e destaca que as chances de cura do câncer de mama são de 95%, quando diagnosticado na fase inicial.
 
Preocupada com essas estatísticas, a deputada federal Iracema Portella (PP-PI), participou de audiência, com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no final do ano de 2011, para tratar sobre a urgência de um mamógrafo para o sul do Estado.  A parlamentar revelou ao ministro sua preocupação com as mulheres da região, que encontram enormes dificuldades para fazer exames de prevenção e detecção do câncer de mama.
 
Iracema engajada nos direitos e saúde da mulher acredita que essa questão deve ser enfrentada com vigor e seriedade, já que os dados apontam que câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. Segundo a parlamentar piauiense, para reduzir a mortalidade por esses tumores, o poder público deve investir cada vez mais em ações preventivas e melhorar a qualidade do tratamento.
 
O Ministério da Saúde vai investir R$ 4,5 bilhões até 2014 no Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo de Útero e de Mama, que tem como objetivo reduzir a mortalidade em consequência dos dois tipos de cânceres mais comuns entre as mulheres.
 
“Como deputada federal, estou atenta a essas e outras questões importantes para garantir uma vida melhor e mais saudável a todas as brasileiras, em especial as mulheres do Piauí, concluiu”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário